sexta-feira, 30 de novembro de 2007

1- De que forma o computador pode ajudar na educação?

Após o seminário sobre o uso do computador na educação, qual a sua opinião sobre a utilização dessa ferramenta como apoio ao ensino-aprendizagem? Considere as 3 posições colocadas no texto do Prof. J. A. Valente (no texto "Por que o computador na educação?"): a cética, a indiferente e a otimista, em qual delas você se enquadraria e por que? Estou aguardando a contribuição de vocês! Um abraço

36 comentários:

Anônimo disse...

o computador deve ser utilizado de acordo com os objetivos de ensino sempre priorizando o aprendizado das disciplinas para que as aulas sejam dinamicas e criativas.

Anônimo disse...

Acredito que o computador é pode incentivar o aluno em sala de aula , desde que seja destinado para um único fim,a educação.

Anônimo disse...

o computador é de grande ajuda para o ensino, de forma que, o professor e o aluno possam interagir utilizando-o. Com
uma atividade educativa e que possa proporcionar a informação.

Anônimo disse...

para o que computador ajude na educação é preciso ter um projeto pedagogico voltado para a aprendizagem do aluno.

Anônimo disse...

O uso do computador na sala de aula é de extrema importância tanto para o professor quanto para os alunos, pois o mesmo oferece um mundo de possibilidades no sentido de riqueza de informações, auxiliando o acesso ao conhecimento e aperfeiçoando o aprendizado.

Anônimo disse...

Acredito que que o computador é um instrumento de diversas possibilidades, pricipalmente no que diz respeito a educação, porém é preciso ter um conhecimento mínimo para sua utilização. É sem dúvida um grande facilitador do processo ensino-aprendizagem, aja vista que possibilita, a visialização de imagens, pesquisa, amazenamento de dados, etc.

Anônimo disse...

todo recurso didático é válido quando o objetivo é a educação.
no caso do computador,sua carga de conhecimento deve ter o objetivo de auxiliar,orientar,educar nas diversas áreas de conhecimento.

Anônimo disse...

O computador pode abrir todo um mundo de novas informações, mas também pode desviar a atenção de conteúdos importantes. Para usar o computador de forma a favorecer o aprendizado, são necessárias as competências básicas para procurar e avaliar informações.

Anônimo disse...

A utilização do computador na educação é sem dúvida, importante no processo ensino-aprendizagem, pois a partir do momento que a tecnologia vêm ganhando espaço no cenário global, os educandos passam a necessitar dessa ferramenta.Além do mais, é um meio didático em que o aluno passa a aprender conteúdos significativos de acordo com o devido manuseio,neste caso, partindo do docente.

Anônimo disse...

A utilização do computador pode facilitar em uma pesquisa, na leitura de textos, na escrita,com a utilização de jogos educativos e na construção de conhecimentos gerais, pois tudo depende da forma como será utilizado e qual a didática adotada pelo professor para levar essa tecnologia para dentro de uma sala de aula.

Anônimo disse...

A utilização do computador como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem, vem se mostrando como um recurso necessário aos nossos tempos, por subsidiar de forma mais concreta a comunicação do conteúdo apresentado pelo educador e por tornar a prática docente mais dinâmica, criativa e estimulante, portanto as aulas mais prazerosa e os conteúdos mais acessível a assimilação e linguagem dos alunos.

Anônimo disse...

penso que o computador é um poderoso instrumento em que auxilia no processo ensino-aprendizagem quando este é utilizado por meio de um projeto pedagógico que incentive o educando focar a sua atenção na disciplinas em foco.

Anônimo disse...

O computador deve se utilizado para que se alcance os objetivos propostos pela educação.Sendo capaz de motivar o aluno tornando a aprendizagem mais significativa.

Anônimo disse...

Porque ele pode ser uma ferramenta pedagógica muito interessante, se for bem utilizada pelo professor, para fazer com que os alunos se sintam mais estimulados a irem em busca de informações, que mais tarde poderão ser utilizadas por eles para solução de problemas futuros, para estimulá-los a participar mais ativamente das aulas.

Anônimo disse...

o computador é de fundamental importância, se utilizado como meio didático através de seus recursos os quais sendo utilizados de maneira adequados com o auxílio do professor possibilitam o desenvolvimento do raciocínio do aluno.

Unknown disse...

O uso de tecnologias em sala de aula se faz necessário para se está inserido no processo tecnico-informacional da atualidade.Porém medidas são necessárias para que este processo ocorra com sucesso: estrutura física e material; acesso de forma assídua pelos alunos, acesso ao conhecimento de como utilizar as tecnologias e capacitação de profissionais.O computador pode e deve ajudar na educação para que que torne a aula dinamica e mais produtiva para todos os envolvidos.

Anônimo disse...

O computador é de suma importância para o aprendizado, pois serve de meio auxiliar alternativo de ensino, favorece o desenvolvimento e n processo da construção do conhecimento.

Anônimo disse...

O uso do computador na educação ajuda o aluno a se interessar pelo assunto ao realizar suas pesquisas, trabalhos.

Anônimo disse...

realmente o uso do computador na educação é de extrema importância apesar das controvérsias, pois agente não aprende sobre computador mas através do mesmo.Desta forma,podemos nos atualizar através de um conhecimento diferenciado, que é uma das formas de aprendizagem.

Anônimo disse...

O computador é um recurso didatico, pode auxiliar e ajudar o professor a interagir dinamicamente com o aluno dentro e fora do ambito escolar.

Unknown disse...

O computador, como recurso didático, pode ajudar na educação, auxiliando nas atividades e na hora de ministrar os conteúdos, inovando e diversificando o ensino.

Lene disse...

O computador funciona como um aliado devido aos diferentes modos de utilizá-lo, sendo capaz de criar condições favoráveis a educação e contribuindo na aprendizagem.

Anônimo disse...

Este recurso pode trazer grandes benefícios ao processo de ensino-aprendizagem desde que utilizado com o objetivo de estimular a criatividade e a autonomia do aluno. Pois, “Formar para as novas tecnologias é formar o julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e de imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação.” (PERRENOUD, 2000, p. 128)
Para tanto, o professor tem que estar inserido neste processo, procurando sempre conhecer, compreender, para melhor trabalhar estes recursos em favor de uma educação significativa para o aluno, não se deixando ultrapassar frente à realidade que o aluno vivencia – a realidade da informática. Com isso, o professor pode lançar mão de editores de textos, de softwares educativos, das ferramentas multimídias, etc.

Anônimo disse...

Estamos na era da informática, onde os fatos do mundo inteiro propagam-se por todos os continentes.
A Escola que tem um papel fundamental na sociedade, não deve ficar a mercê do saudosismo tradicionalista ou do comodismo de outros. Deve sim, explorar as farias potencialidades, ou seja, as farias funções que o uso do computador pode propiciar quando bem utilizado para uma aprendizagem significativa. Para bem entendermos às colocações acima, VALENTE em seu texto:“Diferente uso do Computador na Educação” aborda que.

Os fatos e alguns processos específicos que a escola ensina rapidamente se tornam absoletos e inúteis. Portanto, ao invés de memorizar informação, os estudantes devem ser ensinados a buscar e a usar a informação. Estas mudanças podem ser introduzidas com a presença do computador que deve propiciar as condições para os estudantes exercerem a capacidade de procurar e selecionar informação.

Anônimo disse...

o computador pode ser um recurso utilizado para enriquecer e tornar dinâmico o processo educacional,porem deve ser diresionado de acordo com um planejamento educacional.

Anônimo disse...

o computador pode ser um recurso utilizado para enriquecer e tornar dinâmico o processo educacional,porem deve ser direcionado de acordo com um planejamento educacional.

Anônimo disse...

Possibilitando ao aluno enriquecer seu ambiente de aprendizagem interagindo com essa ferramenta,tendo como objetivo a construção do conhecimento.

Anônimo disse...

creio que o computador exerce uma função fundamental no processo de ensino-aprendizagem dos alunos,pois torna as aulas mais dinâmicas e divertidas na educação de todos

Anônimo disse...

O computador deve ser usado em sala de aula , como mais uma ferramenta de ensino-aprendizagem no intuito de facilitar os estudos do aluno, para que o mesmo utilize-o como ferramenta interadora com o meio informacional.

Anônimo disse...

O computador é um grande recurso utilizado na educação para a propagação da informação de uma forma mais rápida. Através do uso do computador o aluno tem várias formas de adquirir conhecimento que o auxilia no desenvolvimento de várias tarefas. além de que o uso das telecnologias em si já é uma forma de se ter mais acesso ainda à educação, uma vez que precisa adquirir conhecimento para lidar com essa ferramenta.

Anônimo disse...

O computador em situação de ensino-aprendizagem contribui positivamente para o aceleramento do desenvolvimento cognitivo e intelectual da criança, em especial no que esse desenvolvimento diz respeito ao raciocínio lógico e formal, à capacidade de pensar com rigor e sistematicidade, à habilidade de inventar ou encontrar soluções para problemas.

Anônimo disse...

Eu me enquadraria na visão otimista, pois acho que o computador hoje pode sim ser uma ferramenta de auxilio para uma melhora na qualidade da educação, ao contrário do que muita gente pensa a intenção não é de substituir profissionais da área da educação e sim no futuro próximo capacitá-los para terem o computador como uma ferramenta de trabalho eficiente e necessária.

Anônimo disse...

Depende da forma de como a maquina vai ser usada. O professor tem que ser preciso na hora de ensinar, usando o computador em sala de aula. Tem que ficar claro que o aluno vai estar utilizando o computador para fins educativos e não para aulas de informáticas ou jogos. Se o computador for manipulado de forma errada, os conteúdos a serem aprendidos, ficarão de lado. Mas acho que se bem utilizado na sala de aula, o PC pode vir a trazer avanços na educação.

Unknown disse...

O computador pode nos abrir uma Gama de informações relevantes para conhecimento e aprendizagem, ótimo auxiliador para quem realmente quer aprender e ampliar seus conhecimentos.

Mandy disse...

O computador nos leva a informações importantes a qual nós ajuda no conhecimento e aprendizagem de cada curso.

Unknown disse...

OS COMPUTADORES TEM EXTREMA UTILIZAÇÃO NA VIDA DOS ALUNOS PARA FAZER SUAS ATIVIDADES ASSIM FACILITA NA APREDIZAGEM.