quinta-feira, 29 de novembro de 2007

9- As TICs e a inclusão social

Segundo alguns estudiosos, entre eles destacamos Belloni (1998 - veja o link para o texto em Referência abaixo), as TICs podem realizar o sonho iluminista de proporcionar acesso universal à escola, ou seja a todos (independente de idade, raça, credo, condição social e financeira e física – no caso de pessoas com alguma deficiência) que assim o quiserem. Qual a sua opinião sobre isso? E quais as maiores barreiras a serem vencidas (pelas TICs) para que todos realmente possam ter seu direito à educação garantido?





Links para os textos do seminário:Novas Tecnologias como apoio ao processo de inclusão escolarOs três pilares da inclusão digital


Referência

BELLONI, Maria Luiza. Tecnologia e formação de professores: Rumo a uma pedagogia pós-moderna? Educação e Sociedade, v. 19, n. 65, Campinas- Dez/1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73301998000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 04/06/2006.

25 comentários:

Anônimo disse...

É necessário que se universalize acesso das novas tecnologias e dêem condições de acesso, para que se possa diminuir as diferenças, possibilitando assim a inclusão social das pessoas de baixa renda.

Anônimo disse...

Proporcionar a todos a tecnologia,ou seja,
para que todos tenham acesso.Para então,iniciar o que chamam de inclusão
digital.Para tanto,é importante que haja
uma reavaliação no processo de inclusão.

Anônimo disse...

Penso que a maior dificuldade que se pode encontrar em relação à aplicação das TIC's,no sentido da inclusão social,seja o fato da falta de orientação(ou a orientação inadequada)do uso dessas tecnologias por parte das pessoas que exercem o papel de orientadores dessas tecnologias.
Percebo que se faz necessário que nossos gestores políticos procurem investir um pouco mais nessa área da educação,que cada vez mais ganha espaço na sociedade,e que se faz mais necessária a cada dia de modo a instigar os alunos a trilharem o caminho,muitas vezes árduo,rum o ao conhecimento.

Anônimo disse...

A educação, principalmente pública, de hoje é resultado de como ela foi vista no passado pelos governos (sempre foi relegada ao segundo plano), logo, falar de uma educação para todos independente de idade, sexo, etnia, religião e posição social se mostra como uma utopia, a não ser se houvesse uma mudança histórica na forma de ver a educação. As maiores barreiras a serem vencidas pelas TICs são o preconceito dos agentes educativos (professores e alunos em específicos) e a vontade política dos governos de forma a levar a inclusão digital a todos e não só levar mas permitir a manutenção do uso das tecnologias.

Anônimo disse...

É interessante que as tecnologias sejam utilizadas por todos sem distinção, contribuindo para o acesso à informação e educação onde seria bom o desenvolvimento de redes públicas para difundir conhecimento.

Anônimo disse...

Promover a inclusão digital é dar oportunidade ao desenvolvimento social e a cidadania de muitas pessoas que não tem direito a tecnologia, os chamados analfabetos funcionais, pois a utilização massiva dos recursos das TICs geram conhecimentos e proporcionam uma melhor qualidade intelectual a população em geral.

Anônimo disse...

Certamente ao ampliar o campo tecnológico através das TICS,aumenta a possibilidade de uso das ferramentas adaptadas conhecidas como tecnologias assistivas, inclusive são desenvolvidos hardware e interfaces gráficas especiais para pessoas que possuem determinado tipo de deficiência, favorecendo assim a educação e a inclusão social. Contudo as TICS enfrentam barreiras como: a falta de investimento do poder público e a resistência à mudanças . Pois para que se tenha uma escola inclusiva integrada à tecnologia,é preciso rever as concepções e paradigmas das instituiçoes, a qual deve fornecer ao aluno condições de aceso e manuseio dessas novas tecnologias de modo eficiênte.

Anônimo disse...

A maior dificuldade que se pode encontrar em relação à aplicação dos TIC's,no sentido da inclusão social e o fato da falta de orientação adequada para o uso dessas tecnologias por parte das pessoas que trabalham na area da educação. Falta investimentos financeiros e vontade politica para que essa area se desenvolva cada vez mais e se torne uma aliada na educação de um mundo moderno, uma realidade educacional.

Lene disse...

No processo da inclusão social, as novas tecnologias contribuem de maneira significativa, mas para que aconteça é necessário que a escola seja informatizada e que o professor saiba utilizá-la, de modo que haja uma interação entre professor e aluno.

Anônimo disse...

As TIC´s são uma realidade que não podem ser desprezadas no quadro tecnico informacional da atualidade.Porém o que se vê é uma distância extrema do projeto em si para sua aplicação, que muitas vezes podemos assistir em determinados lugares, mas não usufruir como se faz necessário. É claro que hoje o acesso está mais presente e fácil, porém, muito mais poderia ter sido feito na educação ou ser desenvolvido de forma mais eficaz refletindo na melhoria do processo de ensino, sendo perceptível REAlMENTE pela sociedade.

Unknown disse...

As TICs são de grande importância, pois através delas o aluno estará mais envolvido no meio tecnológico, dessa forma mais incluso socialmente por meio das diversas ferramentas existentes.

Anônimo disse...

As TICs são instrumentos que podem ajudar na inclução dentro de uma escola sim, basta aprimorar as salas de forma a atender e incluir todos sem descriminação. Mas infelizmente faltam incentivos para isso no brasil

Anônimo disse...

Tecnologia de Informação e Comunicação pode vir a ser um meio eficaz de socialização, democratização e de acessibilidade da educação em amplos níveis de possibilidade, independente de distância, deficiência ou limitação que cada individuo possa possuir.Para que se alcance em um tempo breve esse objetivo, é necessário comprometimento social, político e econômico dos diversos seguimentos sociais: Instituições públicas, privadas, ongs, entidades sem fins lucrativos, entre outros, voltados a um trabalho de conscientização sobre a inserção de todos os indivíduos deste mundo de tecnologia, hoje super essencial, efetivação e construção de uma sociedade onde todos possam ter acesso as TICs.

Anônimo disse...

Eu acredito que seria possível uma educação universal, porém é preciso, entender que, as barreiras são muitas, estruturais, físicas, humanas, sociais, linguísticas, financeiras, e até as que não são realmente empecilhos, alguns transformam em um, como má vontade por exemplo.
As TICs, já são um grande instrumento de aprendizagem, já é uma realidade em alguns lugares, está abrindo novos horizantes na educação. "... por mares nunca dantes navegados...", as TICs, estão produzindo no novos meios, que levam a novos caminhos e destinos.

Projeto Dança Popular do Brasil disse...

As TICs são as bases fundamentais para o processo de inclusão social e digital.No entanto, poucos têm acesso,devido a falta de condições. Isso mostra que é imprescindível haver políticas públicas efetivas que visem a universalização na educação, isto é, que haja de fato a inclusão,onde todos possam partilhar das novas tendências eduacionais, possibilitando dessa forma, esse novo caminho rumo às tecnologias e, sobretudo à inclusão.

Anônimo disse...

Com o aperfeiçoamento das novas tecnologias de informação e comunicação, imagina-se possível alcançar os mais ambiciosos objetivos da escola, que é proporcionar educação a todos, e em qualquer lugar, mas para termos uma idéia, temos hoje, tecnologia suficiente para erradicar a fome de pessoas do mundo todo e isso não é possível, porque nem todos têm dinheiro para alimentar-se regulamente. As TICs, na educação não é diferente, apesar da queda de preços dos equipamentos tecnológicos, ainda exclui a maioria da população das facilidades que as tecnologias proporcionam. Alguns autores acreditam, que as TICs podem diminuir diferenças sociais, visto que, isso só é valido se todas as classes sociais tiverem acesso a elas, assim, como também, podem aumentá-las caso o contrario ocorra. Além disso, a contribuição das TIC’s no processo de ensino-aprendizagem na educação especial é imprescindível, valendo-se de que existem programas direcionados a permitir um dialogo entre pessoas com PNEE e o computador, ferramenta, que quando bem utilizado proporciona o aprendizado.

Anônimo disse...

4- O professor nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem tem o papel de administrador, pois, promove o bom andamento dos estudos, bem como, a freqüência e participação de seus membros dentro dos mesmos, mediando, orientando e facilitando a interação entre seus participantes. Neste ambiente, o professor deixa de ser o único que contém as informações, o foco sai do professor e se distribue, igualmente, dentre os participantes. Já os alunos têm o papel de atuar assiduamente, interagindo, discutindo e debatendo os assuntos mediados pelo professor.

Anônimo disse...

É inevitável no futuro não entrarmos em uma inclusão digital!
As tic's vão oferecer suporte para uma melhor integração social, mas pra isso tem q haver uma boa renda e boa educação. Apesar de as tecnologias da informação e comunicação serem utilizadas pelos governos, apenas uma parte da população tem acesso a internet e isso não é muito bom. Mas acredito que isso possa vir a melhorar!

Anônimo disse...

As TICs são uns dos componentes fundamnetaisno processo de inclusão social e digital.Mas entanto, seu acesso é bem restrito . As escolas precisam de uma maior particpação do governo pra que possa propocionar um ensino vinculado a tecnologias .

Anônimo disse...

Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de participarem da distribuição dentro de um sistema que beneficie a todos. Dessa forma é necessário a inclusao social para que se tenha acesso as tics.

Anônimo disse...

As TIC's são de suma importância para a aprendizagem para que isso ocorra de igual para todos é necessario a inclusão social.

Anônimo disse...

As TIC's abordam inclusão digital, em muitos casos ele vem sendo utilizado como ferramentas contra o desemprego, para que isso ocorra de maneira benefica é necessário a inclusão social.

Anônimo disse...

Concordo com Belloni(1998),as TICs universalizaram (um dia) o ensino e a inclussão além de facilitá-lo.Mas para que todos possam fazer parte deste mundo virtual,é necessário cobrar das autoridades governamentais o acesso dos alunos e das TICs nas nossas escolas,além da capacitação dos educandos para que eles possam proporcionar aos alunos educação virtual de maneira segura, adequada e responsável,visto que parte dos muitos impostos que pagamos é destinado à educação.

Anônimo disse...

A principal característica apresentada pelas TICs é o seu poder de proporcionar um maior alcance de informação/aprendizagem a todos, sem contudo, restringir e/ou determinar o perfil de seu usuário. Por exemplo, quando um software que irá auxiliar um deficiente visual é criado, ele poderá auxiliar todo e qualquer deficiente visual, independentemente de sua cor, religião, ou classe social. Desta Forma, penso que a maior barreira a ser vencida pelas TICs é de cunho social e econômico. visto que as dificuldades apresentadas nestes setores como, a má distribuição de renda contribuem para o dificil acesso à esses meios.

Unknown disse...

É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim,ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós.