quinta-feira, 29 de novembro de 2007

7- Qual a sua posição em relação ao EAD?

Você é a favor ou contra o Ensino a Distância-EAD? Leia o artigo Conceitos Básicos do Eduardo Chaves e expresse sua opinião. Não esqueça de embasá-la, OK? Participe!!!

31 comentários:

Anônimo disse...

Tendo em vista lugares onde as pessoas não tem acesso a uma escola ou dificuldades para ter acesso a ela,acredito ser valido a ensino a distância,visto que, parte de cada um o interesse em aprender. Caso contrário você pode estar em uma instituição de ensino mais não apreende nada.

Carolina Santiago/Adriana do Remédio disse...

Conforme foi debatido em sala de aula, a EAD apresenta conceitos prós e contras.É válido para o aluno que não tem tempo nem oportunidade para estudar no ensino regular;caso contrário,seria bom que o educando frequente o ensino regular.

Anônimo disse...

Depende de como é realizado tendo em vista, que aulas presenciais são de péssima qualidade.Visto por esse ponto,caso contrário o EAD facilita aqueles que não podem ter o ensino regular.

Unknown disse...

Acredito que o ensino a distância é uma nova forma de educar, que como qualquer outra forma, necessita de estrutura, investimento e profissionais qualificados para propiciar uma educação com qualidade.É claro que existe seus prós (flexibilidade de horário) e contras (menor interação entre professor-aluno),contudo,penso que o uso das tecnologias cada vez mais presentes na sociedade, irá flexibilizar a aceitação do EAD, diminuindo o preconceito existente e contribuindo para um novo meio de qualificação das pessoas.

ellen disse...

De acordo com as necessidades de cada um ela é valida,mais se for usada somente para conseguir um diploma ou certificado sem o aprendizado,se for somente uma mercadoria ai então terá que ser reavaliada e melhor progetada.
Que sejam meios de aprendizagem de qualidade para a população que buscam o saber.

Projeto Dança Popular do Brasil disse...

A favor, pois independente do ensino ser a distância, não acarreta no aprendizado do aluno, visto que, o mesmo tenha o compromisso e interesse de fato,em apreender, logo a distância ou presencial, depende de cada um fazer valer seu curso, pois as ferramentas são dadas de forma a atingir significativamente o aluno em questão.

Anônimo disse...

Visto que todos tem o direito à educação, o EAD é um meio para garantir esse direito,pois ele proporciona acessibilidade àquelas pessoas que tem dificuldade de
participar de um ensino presencial.contudo é necessário que esse ensino seja oferecido de forma responsável, valendo-se não apenas de textos, mas de toda estrutura tecnológica para atingir o objetivo educacional do aluno, disponibilizando recursos humanos e didáticos que possam ser somados ao interesse do próprio aluno.

Anônimo disse...

Primeiramente não é de agora que o Ensino à Distância já é aplicado como modalidade de ensino,o que é de um a certa maneira novidade é fato dessa modalidade de ensino está sendo associada a uso da Internet,o que o que o faz interessante e mais eficaz.Ele pode sim beneficiar muitas pessoas no sentido de adquirirem conhecimentos,principalmente aquelas que não têm tempo por conta de seus trabalhos,e as que já estão há muito tempo sem estudar;fora que esse tipo de ensino pode atender as necessidades específicas de cada pessoa.

Anônimo disse...

O ensino a distância se mostra interessante para a educação de pessoas que moram em locais afastados das áreas urbanas como, por exemplo, a população rural e a ribeirinha, onde a distância, na maioria das vezes, prejudica a continuidade dos estudos de crianças, jovens e adultos. Já nos centros urbanos, por hora, devido a entraves como a aquisição das tecnologias ( custo inacessível a população ) e ao preconceito de educadores e educandos frente a Pedagogia eletrônica, não vejo um uso satisfatório do EAD, mas espero, em breve, que seja um excelente recurso para o ensino no país, a exemplo da tecnologia 3D usada em nossa cidade pelo colégio Impacto.

Anônimo disse...

O ensino a distância tem mostrado posições divergentes até agora. a minha posição é que se for para reter o conhecimento sem prejudicar o aluno na queda do sistema e que cada sujeito se interesse com a sua aprendizagem esse ensino é válido.

Anônimo disse...

Acredito que a Educação a Distância pode dar certo, desde que seja adequada as necessidades educativas de todos os alunos, como por exemplo os alunos portadores de necessidades, os quais necessitam de atenção presencial.Mas o que deve ser levado em conta é a vontade de aprender pois esse novo modelo de educação vem dar oportunidade para muitas pessoas, como as que moram em cidades onde não existem universidades, ou mesmo escolas.

Anônimo disse...

Acredito que a Educação a Distância pode dar certo, desde que seja adequada as necessidades educativas de todos os alunos, como por exemplo os alunos portadores de necessidades, os quais necessitam de atenção presencial.Mas o que deve ser levado em conta é a vontade de aprender pois esse novo modelo de educação vem dar oportunidade para muitas pessoas, como as que moram em cidades onde não existem universidades, ou mesmo escolas.

16 de Janeiro de 2008 14:15

Anônimo disse...

Tenho uma opinião sobre essa questão por não acreditar que possa haver um aprendizado efetivo pelo EAD, onde se baseiam em data-show, vídeos,internet entre outros. Penso que não haverá compartilhamento de idéias e debates que são essenciais para aqueles que querem ingressar nas ciencias humanas.

Anônimo disse...

Eu sou a favor, pois na maioria das vezes essas pessoas que cursam EAD, não teria outra oportunidade de educação se não essa, dessa forma não podemos ser contra algo que ajuda na educação, temos que deixar claro que necessita de estrutura, investimento e profissionais qualificados para ter qualidade na educação, mas tudo tem seus prós (como flexibilidade de horário e preço) e contras (falta de contato entre professor-aluno),contudo, o que devemos mesmo nos preocupar e com a qualidade da educação tanto a presencial como a a distância, pois existem muitas presenciais que são muito piores que a EAD.

Lene disse...

A favor, pois devido a flexibilidade proporcionada ao estudante que não pode participar de um ensino presencial, o EAD facilita a vida de muitos estudantes, quanto a aprendizagem depende do interesse de cada um que participa dessa forma de ensino.

Unknown disse...

Sou a favor, esse método de ensino a distância proporciona aos que, não podem frequentar um curso regular, a oportunidade de obter uma qualificação, porém esses alunos devem estar realmente interessados em apreender o conteúdo e não apenas em ter uma graduação ou pós-graduação.

Anônimo disse...

Eu acredito nesta nova forma de ensino pelo fato de algumas pessoas não terem tempo, de não ter o curso que deseja em sua cidade e até mesmo pela comodidade que a tecnologia está nos possibilitando. Sendo assim mais um incentivo aos jovens e adultos para concluirem o ensino médio e superior.

Anônimo disse...

Considero o Ensino à Distância – EAD, como um bem necessário aos avanços que oferecem os nossos tempos: desenvolvimento, acessibilidade e crescimento de iniciativas a educação e formação a baixos custos, tempo e espaço a todos aqueles que por um motivo especial a necessitam fazer uso desta forma de ensino e aprendizagem. Não podemos parar no tempo, se temos talento, criatividade, experiência e capacidade de fazer sempre o melhor de tudo que este mundo nos oferece.

Anônimo disse...

Sou a favor, é mais uma ferramenta, a disposição da educação, é um curso assim como o presencial. Sabemos que as dimenções continentais de nosso pais dificultam até a educação, e a EAD, pode se mostrar como uma solução. Claro, que é preciso toda uma estrutura que forneça ao aluno possibilidades de aprender, e também uma estrutura pedagóca sincronizada com a física, a fim de chegar a uma educação a contento.

Anônimo disse...

Faz-se necessário utilizar da metodologia de ensinar a distância, devido o crescente número de pessoas interessadas em aprender, e que por algum motivo- a falta de oportunidade de estudar no tempo devido, à distância, que era uma barreira de ensino, a falta de professores, e que por isso, não deve a possibilidade ou a ocasião de aprender pelo modo presencial, ou seja, o fato de o professor esta presente em “todas” as situações de ensino, não significa a imobilidade de aprender, ou duvidas sobre sua eficácia, como pensava Sócrates com o advento da escrita. Portanto, utilizar o EAD acompanhando a evolução que o mesmo permuta, escrita, livros, radio, televisão, teleconferência, ”é, para uma proporção crescente de alunos, atingir mais plenamente os mais ambiciosos objetivo da educação” Valente (p.128).

Anônimo disse...

Meu posicionamento é favorável esde que o aluno esteja comprometido com o ensino, principalmente para aqueles que têm dificuldades ao acesso educacional.

Anônimo disse...

O ensino a distância eh uma forma alternativa. Não sou contra e nem a favor. Há algumas pessoas que necessitam fazer cursos a distâcia e são be-sucedidas, outras não! Então pra mim eh relativo, porque há cursos presenciais que não valem nada, mas eu não sinto ainda a necessidade de fazer, se porventura eu sentir, quem sabe!

Anônimo disse...

A EaD, há muito, já é uma realidade de nossa sociedade, porém, ainda hoje, não é bem aceita por todos. E o principal ponto que diverge as opiniões sobre esse assunto é o fato de que este modelo promove um ensino não presencial, o que lhe dá uma enorme falta de credibilidade.
No entanto, Chaves atenta para outro fator muito mais preocupante, o fato de que este modelo se apresenta, tal como, o ensino presencial tradicional, com suas atitudes e erros, só que utilizando-se dos meios virtuais.
E, assim como Chaves, sou contra a todo e qualquer modelo de ensino que não tenha como principal objetivo promover essencialmente a aprendizagem significativa. Sendo assim “o modelo de educação que caracterizará a sociedade da informação e do conhecimento provavelmente não será calcado no ensino, presencial ou remoto: será calcado na aprendizagem. Conseqüentemente, não será um modelo de EaD, mas, provavelmente, um modelo de Aprendizagem Mediada pela Tecnologia (AMT). ” (CHAVES, pag. 54), que disponibilizará mais do que cursos ministrados à distância, mas, ambientes ricos no que diz respeito as proporções de aprendizagem.

Anônimo disse...

A favor, pois esse método de ensino a distância proporciona as pessoas que não podem frequentar uma universidade, pela questão do tempo, terem a sua graduação.

Anônimo disse...

A favor, pois professores e estudantes pode interagir virtual e presencialmente por meio das tecnologias.

Anônimo disse...

a favor,pois a educação a distância é uma modalidade que vem sendo considerada alternativa para ampliar horizontes no que diz respeito à formação profissional.

Anônimo disse...

Sou a favor, acredito que seja mais um meio de acesso ao conhecimento .Mas para que isso aconteça efetivamente é necessario que tenhamos uma estrutura que possibilite ao aluno possibilidades de aprender,também uma estrutura pedagogica que seja capaz de de orientar esse processo.

19 de Janeiro de 2008 12:45

Anônimo disse...

Penso que o ensino a distância tem apresentado diferentes divergências porque as defesas são de acordo com os interesses. Fracamente não tenho um posicionamento final. Penso se for para melhorar a vida das pessoas sem desvalorização do magistério poderá ser aperfeiçoado.

Eliane Ferrer disse...

O ensino a distancia e uma tendência mundial, somente aqui no Brasil que esta tendo resistência na aceitação. Eu acho que o ensino a distancia, como o presencial, depende de cada um, quem correr atraz aprende, quem nao correr, nao aprende, o obvio!
E também uma oportunidade de democratizar o ensino superior, deixando de ser um pais onde curso superior era apenas para a classe media e alta.

Anônimo disse...

Estou me formando numa faculdade EAD, não tenho do que reclamar, o aluno é quem tem que ter disciplina, o estudo é puxado e não fácil como muitos acham que é. Quero ver aluno de presencial mudar para EAD e ficar suave!

Unknown disse...

Ela tem uma opinião bem formada.