sexta-feira, 30 de novembro de 2007

2- A utilização da multimídia favorece o aprendizado?

“O hipertexto e a multmídia interativa adequam-se particularmente aos usos educativos. É bem conhecido o papel fundamental do envolvimento pessoal do aluno no processo de aprendizagem. Quanto mais ativamente uma pessoa participar de um processo de aquisição de um conhecimento, mais ela irá integrar e reter aquilo que aprender. Ora, a multimídia interativa, graças à sua dimensão reticular ou não linear, favorece uma atitude exploratória, ou mesmo lúdica, face ao material a ser assimilado. É, portanto, um instrumento bem adaptado a uma pedagogia ativa” (LÉVY, 1993, p. 40). E quanto à sua posição sobre esse assunto? Não esqueça de embasar a sua opinião.

Link do texto do seminário.


Referência: LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

56 comentários:

Anônimo disse...

sim desde que seja feita de forma responsavel porque acredito que as multimidias favorecem o aprendizado ludico da criança por que remetem a criaçao de imagens e sons onde as crianças aprendem brincando.

Anônimo disse...

A utilização da multimídia favorece o apredizado pois, é usado para enriquecer o processo educacional.

Anônimo disse...

as diversas formas de comunicação,visual,auditiva...favorece positivamente para a memorização,visualização e conhecimento dos conteúdos aplicados.

Anônimo disse...

A multimídia, é de essencial ajuda na educação, com suas muitas variável de recursos, favorece o ensino, na medida em que, permiti ao aluno, a visualização de coisas, objetos, lugares, fenômenos, etc, distantes até no espaço e no tempo, retirando o aluno da abstração, e favorecendo a absorção do comteúdo.

Anônimo disse...

Sim,a partir do momento que as cores, os sons, as animações dão vida aos conteúdos, sem dúvida há uma maior interação e, consequentemente o educando passa a assimilar com facilidade, pois prende sua atenção. Dessa forma,favorecendo sua aprendizagem.

Anônimo disse...

Sim porque a multimídia nos possibilitou uma nova forma de interagir e de informação muito mais rápida e facilitada principalmente par o dia-a-dia de pessoas que possui um tempo curto para a realizações de suas tarefas.

Anônimo disse...

A multimídia, é uma ferramneta muito importante na educação atual , com seus variaveis recursos, pode oportunizar um ensino mais motivador ,pois permite que o aluno visualize diversas coisass desconhecidas por ele sem sair do lugar partindo apenas do abstrato.

Anônimo disse...

Com certeza sim, a multimidia é mais uma ferramenta a ser usada para melhorar o proceso de ensino aprendizagem, porque mostra não só a teoria mas também a prática do assunto estudado em sala de aula fato que é essencial para o entendimento, desde que seja usado com moderação.

Anônimo disse...

Sim, pois proporciona ao aluno a condição de descobrir novas formas de aprendizagem, através de vários meios possíveis, com isso o aluno se envolve ativamente no processo educacional, o que contribui para uma educação mais significativa.

Anônimo disse...

Sim. A multimídia como recurso de ensino e aprendizagem nas escolas tem um potencial de atração significativo, pois, despertam os sentidos visual, auditivo, cognitivo. Devido essa estimulação a atenção sobre determinado assunto torna-se indispensável à aprendizagem, pois, a multiplicidade de funções que a multimídia aliada ao computador nos permite como: vídeos, som, animação, tem um requisito diferencial, que é a interação, o que significa a participação do aluno, o interesse em esta debatendo, construindo o próprio conhecimento.

Anônimo disse...

Sim, a utilização da multimídia no desenvolvimento de software educacional traz inúmeras vantagens, podendo tornar o aprendizado mais agradável e interessante, devido à possibilidade da inclusão de sons, fotos, imagens e animações, entre outras mídias. Este tipo de software pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem, tornando as aulas menos monótonas e despertando no aluno o interesse à investigação e à descoberta.

Anônimo disse...

Favorece sim, desde que seja usado em prol da educação, facilitando assim o processo de informação.

Anônimo disse...

A utilização da multimidia favorece o processo de aprendizado, pois proporciona o aluno para as diversas formas de apresentação de uma informação como textos, imagens, sons, animações, vídeos, etc.

Anônimo disse...

sim,quando há interação com o usuário e suas formas de comunicação,instigando o mesmo a um aprendizado em sua totalidade.

Anônimo disse...

Concerteza a multimidia favorece o apredizado da criança, pois a sua utilizaçao atraves de imagens, sons e visualização de objetos diferentes chama atenção do aluno para o conteudo abordado com mais interesse.

Unknown disse...

Sim, visto que favorece e aguça a curiosidade e a criatividade.

Unknown disse...

Sim, qualquer forma de participação ativa ao conhecimento é algo positivo.Quando se chama a atenção e propicia a participação da pessoa, o conhecimento é muito melhor assimilado,pricipalmente no processo tecnico-informacional da atualidade que envolve a todas as faixas etárias.A multimídia utilizada de forma responsável na sala de aula enriquece o sistema educativo.

Lene disse...

Com utilização dos diversos recursos que são utilizados, tais como imagens, sons e interatividade, contribui para que a aula fique dinâmica e consiga prender a atenção e assim favorecer a aprendizagem.

Anônimo disse...

Sim, fazer uso deste recurso é fundamental, pois, torna o aprendizado mais interessante e dinâmico, porque aguça os vários sentidos do aluno: visual, auditivo e cognitivo, fatores fundamentais para eficácia do processo de ensino-aprendizagem. Visto que reforça a assimilação e possibilita a autonomia de aprendizado do aluno quando se faz uso, por exemplo, de meios como o hipertexto, CD-ROM, simuladores, etc. “A capacidade de assimilação e fixação dos alunos é multiplicada, pois, a multimídia traz vida, demonstrações práticas e conjuga entretenimento a tais conteúdo” (PRIMO, 1996)

Anônimo disse...

dependendo de como irá ser utilizado,qual seja para um fim educativo, é valido.Para tanto se faz necessário o conhecimento sobre tal programa e o que pode oferecer em relação a aprendizagem.

Anônimo disse...

a utilização da multimídia enriquece o processo do aprendizado de forma significativa, pois o professor se desprende dos métodos tradicionais, podendo utilizar desses recursos,juntamente com outros,para a educação e formação dos alunos. deixando para traz métodos ultrapassados e planejamentos ré-utilizados que prejudicam o aprendizado.

Anônimo disse...

É claro! Através do recurso multimídia podemos favorecer um melhor ensino-aprendizagem aos alunos, pois o mesmo os proporciona um mundo de possibilidades, além de estimular um interesse maior pelo assunto em questão.
O fato do aluno poder interagir com a máquina também o estimula bastante,até mesmo porque os recursos audiovisuais favorecem uma melhor compreensão ao educando facilitando sua apreensão do conteúdo.

Anônimo disse...

Favorece o aprendizado a medida em que estimula a leitura e a participação do usuário, onde trabalha com associações estimulando seu processo cognitivo.

Anônimo disse...

Com toda certeza a utilização da multimídia quando de forma coerente, criativa e na medida certa terá sempre a favorecer com o aprendizado. Visto que a multimídia se torna um conjunto de instrumentos e recursos que auxiliam a prática educativa através da simulação, jogos educativos, pesquisas, entres outros aparatos ofertados pelo uso da tecnologia informacional.

Anônimo disse...

Sim, pois com a utilização da multimídia (texto, foto,animação, audio, vídeo, etc.) o aluno passa a descobrir um mundo de informações, possibilitando a ele conhecimento e curiosidade para buscar sempre mais informações.
O hipertexto usado de maneira correta em sala de aula, favorece sim um melhor desempenho e consequentemente um melhor aprendizado.

Anônimo disse...

Sim.Um importante uso está na sala de multimidia, onde alunos e professores se encontram para fazer exercícios do conteúdo estudado em sala de aula.

Anônimo disse...

sim pois nos favorece conhecer imagens, sons interagindo com jogos para crianças melhorarem seu aprendizado.

ellen disse...

Sim, desde que seja usada para esse fim. A multimídia requer que o aluno desenvolva habilidades com a tecnologia para que seja melhor utilizada, ele irá enriquecer, ilustrar e sonorizar seus trabalhos didáticos que se tornaram mais interessantes para o aprendiz.

Anônimo disse...

A utilização da multimídia favorece o aprendizado na medida que ela dá aos usuários maior capacidade para encontrar as informações que eles necessitam, muito mais facilmente e em menor tempo, e de forma mais completa.

Anônimo disse...

A utilização da multimídia favorece e muito o aprendizado, pois tem um grande poder de apresentação de conteúdo de forma intuitiva e prazerosa, que é o que chama muito a atenção das crianças nos dias de hoje, mais é preciso que agora educadores e pedagogos se adeqüem a essa tecnologia para que os produtos multimídia educacionais sejam uma importante ferramenta de suporte ao ensino.

Anônimo disse...

a utilização da multimidia na educação provome uma motivação maior no educando, além de que existem programas que facilitam o aprendizado, pois é um método que explora vários sentidos da criança como a audição, visão, percepção das cores etc.favorece também a memorização na criança e estimula ainda mais o interesse na criança em assimilar conteudos de uma forma mais prazerosa.

Anônimo disse...

Penso que a multimídia deve ser uma ferramenta usada no processo ensino-aprendizagem, pois a criança aprende como lúdico,ajuda na memorização, visualização econhecimento dos conteúdos estudados.

Unknown disse...

Favorece sim, mas é preciso através dos educadores atiçar, a busca pelo conhecimento na forma EM EAD

Unknown disse...

Sim, a multimídia é essencial para o conhecimento,através dessas plataformas o conhecimento se tornou ainda mais relevante a capacidade de conhecemos,mais sobre diversos áreas da atualidade.

Anônimo disse...

A multimídia favorece o aprendizado por ser mais didático. Cada ser é único, possui capacidades diferentes, portanto, aprendem de formas diferentes. Diversos estudiosos mencionam que cada pessoa aprendem de uma forma diferente.Enquanto alguns tem memória visual e aprendem através de imagens, gráficos e textos, outros tem memória auditiva e aprendem ouvindo as aulas. Há ainda a memoria cinestésica em que a pessoa memoriza praticando. Assim, comprovando a eficacias e eficiência de um ensino Multimídia e EAD.

thays disse...

Sim favorece, pois as tecnologías trazem coisas que em sala de aula nem sempre seria possivel ter acesso, como por exemplo videos explicativos e a possibilidade de obter respostas no mesmo momento em que a dúvida surgir.

Unknown disse...

Acredito que os meios de comunicação hoje, ajuda muito no
Desenvolvimento do aluno interagindo com mais conhecimento e preparo para o estudo.

Unknown disse...

Sim,hoje tem profissional preparado para orienta-la
Até mesmo a tecnologia hoje com
Avanço são capaz de ajudá-los está pessoas que querem obter estes conhecimentos.

Unknown disse...

Hoje os meios de comunicação é
De estremante importâncias, elas
Ajudam esclarecer o aluno interagindo e aprofunda os seus conhecimentos.

Unknown disse...

Ajada sim
O aluno amplia mais seus conheciment na ária de aprendizado.

marisa disse...

Ajuda e amplia o conhecimento do aluno na área de sua disciplina.

Unknown disse...

Além de fluir o conhecimento do alunos,tras inúmeros conhecimentos a mais é torna-se mas fáceis a comunicação.

Unknown disse...

É notório que com com os avanços de multimídia o aluno tende a se beneficiar ou seja,facilitará o acesso é o conhecimento que não adquirir mas ainda.. sendo assim , além de que a multimídia tem várias formas de ensina através de imagem,vídeos,sons para aquela aluno ter mas facilidade de apreender.

Unknown disse...

A multimídia facilita a vida de alunos EAD que e separado pelo tempo e espaço,desde que todos(ies)e alunos estejam comprometidos com o ensino-aprendizagem de boa qualidade

Unknown disse...

Depende de quem utiliza. Se realmente existir um comprometimento, organização e empenho de quem utiliza!É totalmente relevante no processo de aprendizagem.

Unknown disse...

Os meios digitais utilizados são de extrema importância para o desenvolvimento do aluno atual

Deusi disse...

O uso de multimídia no aprendizado é muito importante pq de uma forma rápida, atraente e lúdica, o aluno se beneficia com imagens, sons, textos, etc. Vantagem tb para o professor, que pode explorar essa ferramenta para o ensino.

Unknown disse...

Eu acredito que sim...sim é possível ter um ensino de Qualidade utilizando os meios de comunicação e as tecnologias, pois eles nos auxiliam muito nas pesquisas de assuntos que vimos e ainda vamos ver no decorrer dos cursos escolhidos.É bastante proveitoso.

Unknown disse...

Pq desde que seja feito o isso de uma forma responsável, as multimídia, favorecem bastante o aprendizado

Unknown disse...

Acredito que a nova geração será atualizada conforme as necessidades.
Nessa pandemia fomos obrigados a se conectar pra tudo.
As escolas foram única opção pra não parar.
Foi bom pra conhecerem melhor a Educação a distância.
Eu amo EaD.

Márcia Souza disse...

O objetivo principal na utilização do recurso multimídia é para ilustrar um discurso, promover a associação de ideias na exposição de um assunto e tornar o tempo menos cansativo para alunos e ouvintes em geral.

Unknown disse...

Sim,Aprender a adquirir informações, mas não a compreender ou construir conhecimentos com a informação obtida.

Unknown disse...

Sim, hoje nós conseguimos viver sem tecnologia tudo está evoluindo muito rápido.

Unknown disse...

A mutimidia hoje no mundo atual de tecnologia educacional é de extrema importância no que tange, no capital humano intelectual.

Anônimo disse...

fazer bom uso das multimidias favorece sim para o ensino e aprendizagem.

Anônimo disse...

Sim. As multimídias ajudam bastante em nosso aprendizado, possibilitando melhor conhecimento . interação e memorização devido as recursos visuais e auditivos facilitando ainda mais o nosso conhecimento