sexta-feira, 30 de novembro de 2007

3- Por que avaliar um software educativo?

No seminário realizado em sala de aula, foram destacados alguns pontos importantes a serem avaliados em um software educativo antes de usá-lo com seus alunos. Escolha um (ou mais) desses pontos e explique o porquê de ele(s) ser(em) o(s) mais importante(s) na sua opinião.Leia o texto “Avaliação de software educativo: reflexões para uma análise criteriosa” (Fábia Magali Vieira).

32 comentários:

Anônimo disse...

O programa de exercício-e-prática e jogos educacionais eram para ser os mais usados como um software educativo,pois, fazem com que os alunos fiquem livres para descobrir relações por eles mesmo, ou seja, eles não dependem da ajuda de um professor para realizar atividades de exercício-e-prática. E quanto aos jogos, eles aprendem bricando.

Anônimo disse...

A meu ver, um dos pontos mais relevantes de um softwares educativo é a simulação e a modelagem, pois oprtuniza ao aprendiz vivenciar e experimentar situações difíceis de se trabalhar em sala de aula, isto é, passará a desenvolver suas habilidades, possibilitando-o dessa forma, investigar, levantar hipóteses e testá-las. A partir disso, estará construindo seu próprio conhecimento.

Anônimo disse...

Um ponto pomto importante é a utilização de exercícios e práticas, porque mostra a ação do aluno através de atividades em um livro eletrônico e também de jogos educativos que estimulam e agução o saber, a criatividade do aluno, levando-o ao conhecimento de uma outra forma mais lúdica com o uso da tecnologia.
Buscando uma forma diferenciada de se avaliar e de o aluno levantar suas hipóteses e de conhecimentos.

Anônimo disse...

A avaliação é um processo contínuo e constante, portanto, em relação ao software na educação, deve-se levar em conta os usos e aplicações desses programas de acordo com os objetivos de ensino das disciplinas que pretendem aprofundar o processo de ensino-aprendizagem.

Anônimo disse...

um software com fins educacionais deve ser avaliado pois é necessário verificar sua base pedagógica, o seus fins, além de informações importantes necessárias referentes ao perfil do educando em que será trabalhado. Além de verificar se o software vai proporcionar realmente a aprendizagem no educando.

Anônimo disse...

software educativo como o próprio nome diz é dirigido a educação, então é fundamental avalia-lo porque alguns deles não possuem caráter educacional e sim para a distração. Então ao avalia-lo devemos selecionar o que pode ser interessante ao aluno.

Anônimo disse...

Os softwares educativo devem ser avaliados pois , muitos desses softwares nada mais são que versões eletrônicas dos exercícios que normalmente são trabalhados em sala de aula. Envolvem memorização, repetição e fixação dos conhecimentos. São os mais criticados pelos construtivistas.A escola ou o professor que se utilizada dessa ferramneta como base pedagogica deve saber utiliza-lo baseados no construtivismo.

Anônimo disse...

Aprender brincando,com responsabilidade,mediante observação e orientação pedagógicas de profissionais especializados,são características necessárias para a construção de um conhecimento que favoreça a assimilação e motivação do educando.Portanto,avaliar é necessário para que se possa ter a certeza que o objetivo principal será atingido;o aprendizado.

Anônimo disse...

Um bom professor devem valiar um software educativo, pois, estes programas devem conter, assim como aborda VALENTE, “um ambiente rico, desafiador e estimulador, qualquer indivíduo será capaz de aprender algo sobre alguma coisa”. Além de que, o uso do computador na educação tem como objetivo, não só a aprendizagem, mas também o uso desse conhecimento para serem cidadãos atuantes na sociedade. Desta forma os softwares educativos devem estar de acordo com os objetivos da inserção do computador na educação.

Anônimo disse...

O Software educativo é muito importante, na medida em que possibilita o ensino, fazendo com que os alunos passem a utilizar as muitas possibilidaes do computador, realizando comandos, além de ser maios uma ferramenta do processo educativo.

Anônimo disse...

O software é o programa cujo principal propósito é o ensino ou o auto-aprendizado, a avaliação sendo um processo continuo deve se avaliar o software educativo através do aprendizado do aluno.

Anônimo disse...

A avaliação é um método didático utilizado no trabalho do docente, no qual pode se verificar se o objetivo do ensino está sendo alcançado ou não. O Software wducativo deve ser avaliado de acordo com o aprendizado do aluno.

Anônimo disse...

para saber se é realmente eduacativo,pois não basta fazer um programa de computador animado,tem que haver aprendizado.sendo assim,podemos obter uma avaliação pedagógica sobre o assunto.

Anônimo disse...

É necessario avaliar um software educativo, para verificar se as atividades estão de acordo com o processo de ensino da criança, para que ela possa aprender brincando, mas de forma adequada.

Unknown disse...

Devemos avaliar um software educatico, com a finalidade de verificarmos se está tendo a resposta esperada em relação ao aprendizado do aluno.

Anônimo disse...

porque é necessário identificar qual teoria de aprendizagem é proposta por este software educativo, e se o mesmo irá se adequar as necessidades educativas dos alunos.

Unknown disse...

É importante avaliar a importância e as consenquências do uso de um software educativo na sala de aula.Qual resultado se quer obter?concerteza a aula estaria muito mais interessante apartir das simulações, exercícios e práticas que os alunos podem executar em sala de aula, passando a desenvolver habilidades e enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem.

Lene disse...

Devido a necessidade de conhecermos o que vamos repassar aos educandos, pois para ocorrer a aprendizagem é preciso que o conteúdo tenha objetivos e faça sentido para que a atividade realizada obtenha sucesso.

Anônimo disse...

A avaliação dos softwares que o professor irá utilizar no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos é necessária, pois, a criação de softwares cria um interesse em terceiros de lucrar com a venda de programas sem se preocupar com a verdadeira finalidade que é promover a educação do indivíduo. E o professor como conhecedor das teorias educacionais deve estar apto a selecionar softwares que irão realmente promover um ensino adequado ao aluno. Desta forma, “os professores devem estar atentos no sentido de garantir que o computador seja usado de uma forma responsável e com potencialidades pedagógicas verdadeiras, não sendo utilizado apenas como máquinas com programas divertidos e agradáveis”.

Anônimo disse...

deve-se avaliar de forma que, o software favorece o ensino de qualquer tipo de conteúdo. Não importando o grau de instrução,por isso,na minha concepção tem sim que ser avaliado.

Anônimo disse...

o software educativo deve ser avaliado, por que o professor deve saber qual a sua base pedagogica e deverá também ser analisado do ponto de vista técnico, pois estes aspectos orientam para uma adequada utilização.

Anônimo disse...

A avaliação de um software deve levar em consideração o ensino-aprendizagem do aluno,onde ira estimular a busca por novas informações ajudando assim na construção de seu conhecimento.

Anônimo disse...

Avaliar um software educativo é extremamente importante para que o educador tenha certeza se está ultilizando um programa que de fato facilite o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem, se é adequado a compreensão do nível do educando. è a través da avaliação que se leva em consideração o nível de dificuldade do mesmo.

Anônimo disse...

É difícil avaliar um software educativo.
Há muitos softwares no mercado que não tem boa finalidade para a educação. O professor deve está atendo e direcionado para quais fins o software vai ser utilizado.

Anônimo disse...

Está avaliação se faz necessária, em virtude, da adequação do software a educação, quando o mercado se interessa na maioria das vezes em lucrar e não na formação da criança.

Anônimo disse...

O software educativo desperta a atenção do aluno pela maquina, atiça a curiosidade e como são fáceis de manuseio se tornam prazeirosos e desafiadores para o aluno e na maioria das vezes esses jogos educativos, trabalham a lógica que facilita o aprendizado em qualquer área educacional.

Anônimo disse...

O software educativo deve ser aplicado sim, porém, de forma responsável para a verificação do conteúdo existente, e o mesmo favorece, facilita e prende a atenção do usuário no ãmbito da simulação de jogos educativos estimulando as habilidades dos alunos que por sua vez aprendem de forma bem mais divertida.

Anônimo disse...

Um software educativo deve ser avaliado, pois é um exercício de prática na utilização de jogos para crianças descobrirem mexer com todos tipos de jogos educativos brincando e aprendendo com o mundo da informática.

Anônimo disse...

A meu ver, é muito importante a avaliação de um software educativo, pois só com uma boa avaliação ha a possibilidade do bom ensino.Um dos pontos mais relevantes de um softwares educativo é se ele apresenta as instruções de forma clara e apresenta facilidade de navegação, para que assim haja a oportunidade ao aprendiz vivenciar e experimentar situações com facilidade.

Anônimo disse...

A avaliação de software educativo é de suma importância, pois ele é uma ferramenta no processo de ensino aprendizagem desde que usado para construção do conhecimento do educando.

Anônimo disse...

De acordo com Fabia Magali é importante analisarmos os software educativos para que não se repita o ensino tradicional, em que o aluno é passivo ou somente consegue realizar uma atividade com ordens de comando do professor.

Unknown disse...

Para promover o aluno em seu processo de aprendizagem, pois desenvolve a habilidade de informações, desenvolvimento.