quinta-feira, 29 de novembro de 2007

10- Política Brasileira de Informática na Educação


O que você acha dos programas do MEC? Você conhece os programas do MEC para implantação das TICs na escola? Qual deles você considera o mais apropriado para o uso dos seus alunos? Vá para o site http://portal.mec.gov.br/seed (olhe para o seu lado esquerdo: DVD Escola, PAPED, TV Escola, UAB, etc.), conheça todos os programas e leia um pouco sobre o seu histórico.

Um grande abraço para todos vocês e boas férias!!!


26 comentários:

Anônimo disse...

A iniciativa do governo de investir em projetos para incluir novas tecnologias nas escolas é de extrema imporatância,desde de que feita com uma mudança pedagogica,pois não basta implementar a tecnologia e não alterar os métodos de ensino nas escola,uma das iniciativas muito interessante e o DVD escola que possibilita o professor usar essa ferramenta para transmitir conteúdos que muitas vezes é de difícil compreensão para o aluno e tendo esse recurso facilita bastante o aprendizado.

Adriana do Remédio/Carol Santiago disse...

O programa do MEC"Mídias na Educação" é um grande aliado do educando e no educador para aprimorarem seus conhecimentos tecnológicos e,de fato fazerem parte do mundo virtual tão difundido e necessário nos dias atuais.Ponto pro MEC.

Anônimo disse...

A iniciativa é um grande progresso,mas,
ainda é precário,de forma que em escolas
públicas não existe sequer aulas de informática por vários motivos,dentre eles a falta de professor qualificado para tal.Entretanto, em relação aos programas
são ferramentas que ajudam a auxiliar o
e desenvolver cada vez mais o ensino através do computador.

Anônimo disse...

o processo de informatização no Brasil está no seu inicio, porém, já podemos observar mudanças na educação como projetos do governo que inclui novas tecnologias nas escolas e comunidades brasileiras.

Anônimo disse...

É interessante a iniciativa do Governo Federal,através do MEC,no intuito de buscar conferir qualidade elevada à educação brasileira por intermédio das tecnologias eletrônicas.
Por exemplo no caso do DVD na escola,o Mec envia DVS's para escolas com um vasto material para ser aplicado como auxílio às aulas dos professores,com o fim de melhorar o aprendizado por parte dos alunos.

Anônimo disse...

O conhecimento é limitado, a experiência que tive foi com o professor Wilson Barroso que usou um DVD em sala de aula e que segundo ele a SEDUC dispõe de excelentes materiais que podem ser usados nas escolas. Também assisti a um programa de educação muito bom que é veiculado de quinze (15) em quinze (15) dias aos sábados na cultura. O DVD escola é muito apropriado para o aluno, porque pode ser usado por todas as disciplinas sendo um importante recurso audiovisual.

Anônimo disse...

São interessantes esses projetos que infelizmente são poucos aplicados nas escolas públicas, mas constitui uma ferramenta pedagógica ideal e que deve sempre pautar com os anseios da turma permitindo assim um aprendizado real e verdadeiro, claro que de acordo com os objetivos de ensino.

Anônimo disse...

Novas ações tem sido dinamizadas no sentido de transformar o ensino público brasileiro pois dará condições do aluno ir em busca de conhecimento,espero que esse novo modelo de educação seja usado de maneira adequada,visto que a maioria dos jovens não utiliza a tecnologia para fins educativos.

Anônimo disse...

O MEC tem bons, projetos, o problema é se esses projetos quando saem do papel, muitas vezes não são respeitados em sua essencia, e se são não correspondem a realidade das escolas e dos profissionais, tambem não são muito divulgados. O programa "Mídias na Educação" e um projeto muito bom do Mec que dispoem de recursos para a melhor assimilação de conteudo e melhora na aprendizagem dos alunos.
Foi um prazer professora Silvana, um grande abraço e boas férias!!!

Lene disse...

O projeto de implantação de informática na educação, vem contribuindo com mais recursos, que possibilitam a melhoria no ensino, fezendo com que fique mais dinâmica, no entanto é preciso que essa implantação ocorra em mais escolas, pois os já existentes não são suficientes.

Anônimo disse...

O MEC disponibiliza de vários projetos na escola, permitindo ao aluno e professores uma ampliação em seus conhecimentos. Um deles é a sala de informática na escola. Mas para tanto é necessário que se tenha compromisso de utilizar o computador para fins educativos e não permitir que sejam inutilizados, como ocorre em algumas escolas.

Anônimo disse...

Qualquer iniciativa que contribua para o melhoramento do ensino no Brasil é positivo, como os projetos do MEC, dentre os quais, o Escola Tecnica Aberta do Brasil (e-tec Brasil) que é um programa profissionalizante de modalidade à distância que torna o aluno apto a formação de um curso técnico, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho, além de estar estudando vai estar se profissionalizando.É importante resaltar que para qualquer projeto que o MEC queira implantar, se faz necessário um projeto bem elaborado associado com uma aplicação eficaz e contínua.

Unknown disse...

A inserção do projeto de informática nas escolas vem contribuindo de maneira efetiva, pois com a variedade de recursos utilizados a aprendizagem torna-se mais positiva e dinâmica.

Anônimo disse...

É um grande investimento em novas tecnologias que o governo faz para a educação no Brasil. O MEC inova nos procesos de ensino e aprendizagem com a incorporação das TICs e das técnicas de educação a distância aos métodos didáticos-pedagógicos, promovendo a pesquiza e o desenvolvimento voltado para a introdução de novos conceitos e práticas nas escolas braileiras.
Os programas mais apropiados são o TV Escola (capacitando, atualizando e aperfeiçoando os professores) e o Rádio Escola (aprimoramento peagógico de comunidades escolares, o desenvolvimento de protogonismos cidadões e o treinamento de grupos profissionais).
As TICs podem trazer melhorias sociais, sobretudo ampliando o saber.

Anônimo disse...

O programa do MEC"Mídias na Educação" é um grande aliado do educando e no educador para aprimorarem seus conhecimentos tecnológicos e,de fato fazerem parte do mundo virtual tão difundido e necessário nos dias atuais.Ponto pro MEC.

Anônimo disse...

Considero os programas do MEC, de suma importância ao crescimento do desenvolvimento da Educação do País. Para o crescimento econômico, melhoria da qualidade da educação, saúde e habitação; é necessário um investimento maciço e subsidio das diversas possibilidade de oferta de acesso a educação, para isso é essencial o comprometimento do governo com uma efetiva implantação das TCs.
Na minha o programa que gostaria de trabalhar em sala com alunos seria: Luz, Câmera, Ação. Por apresentar-se para mim como uma proposta interessante, versátil e descontraído para um trabalho em sala de aula.

Anônimo disse...

O Governo Brasileiro, vem fazendo a sua parte, ainda falta muito, mas, pelo menos ja vem caminhando para um politica mais voltada para a educação. eu acredito que o DVD escola é o mais produtivo, pois,ele pode funcionar como introdução para o um conteúdo ou como fixação, depois da explicação do conteúdo.

Projeto Dança Popular do Brasil disse...

É relevante considerar que os programas do MEC, possibilitam à acessibilidade às TICs, portanto, são de extrema importância. Todavia, não basta somente implantá-los se não houver profissionais capacitados para lidar com esses recursos. Nesse sentido, é imprescindìvel a princípio capacitá-los para instruir de forma eficaz, garantindo com isso, um ensino-aprendizagem de qualidade, pois conseguirá aplicar os recursos da melhor forma possível. Por exemplo, o DVD é um recurso riquíssimo, se bem orientado. Portanto, a capacitação dos profissionais é a base fundamental para mediar os programas, enriquecendo a assimilação junto ao alunado.

Anônimo disse...

Acredito que a iniciativa do governo em ivestir em progrmas de de inclusão digital na escola ainda é algo superficial e que não tem apresentado grandes resultados.Não basta ter um laboratório equipado se não tiver profossionais aptos à trabalhar com as novas tecnologias .giselle cardoso

Anônimo disse...

Acho que qualquer uma das iniciativas do governo em ajudar a melhorar a educação é bem vida!
A revista eletrônica, a radio escola, midia na educação e a TV escola, são prjetos do MEC muito interessantes e interativos. Vale a pena investir nesse novo caminho de educar através da tecnologia.

Anônimo disse...

A inserção da informática nas escolas, principalmente nas públicas, vem contribuindo de maneira benefica para a aprendizagem dos alunos.

Anônimo disse...

A informatica da educação é de suma importancia para a aprendizagem dos alunos, desde que seja usada em prol da educação.

Anônimo disse...

A infromatica na educaçao, proporciona aos alunos que conheçam as novas tecnologias e possam adiquirir novos conhecimentos.

Anônimo disse...

O meu conhecimento sobre os programas do MEC eram nulos. todavia, foi fácil perceber a grande contribuição que estes podem proporcionar à educação.
Todos mostram uma significante contribuição. Sendo os que mais chamaram minha atenção foi o SEEDnet, o Portal de Domínio Público, o PAPED e o RIVED. Por abrangerem uma maior capacidade de informação, interação, pesquisa,auxiliando o estímulo de raciocínio do aluno e consequentemente seu pensamento crítico.

Anônimo disse...

Cabe ao Brasil,ou melhor, as três esferas do poder "correr" atrás do tempo perdido,mas para isso é preciso que o mesmo dê suporte para as escolas no que diz respeito a estrutura e qualificação de profissionais.

Unknown disse...

Nas escolas podem possibilitar muitos benefícios aos alunos como habilidades de lidar com problemas, habilidades de pesquisa, habilidade para novos pensamentos, aumenta o intelecto.