sexta-feira, 30 de novembro de 2007

6- Os professores precisam saber utilizar as TICs?

Fundamente sua opinião com base nas leituras já realizadas e no seminário apresentado. Sugestões para leitura: Como utilizar novas tecnologias (Perrenoud - cópia na apostila), "Tecnologia e formação de professores: rumo a uma pedagogia pós-moderna?" (Belloni) e "O professor virtual" (Kátia Amaral).

30 comentários:

Anônimo disse...

Sim,pois servem como instrumentos auxiliares do processo de ensino-aprendizagem, ou seja, instrumentos possíveis de se atingir objetivos educacionais, onde alunos e professores poderão encontrar um novo sentido à prática pedagógica,pois também são meios para a construção de conheimento, quando usados corretamente.

Anônimo disse...

Sim, porque as TICs se baseia na educação e o professor não poderia deixar de lado, já que é necessário propiciar aos alunos conhecimentos e informação.

Anônimo disse...

Sim, para poder incrementar suas aulas com textos interessantes utilizando o editor de textos, explorando suas potencialidades didáticas com relação as suas atividades, saber utilizar essas ferramentas de multimídia para o ensino e se comunicar utilizando essas novas tecnologias de comunicação e de informação.Tudo isso é fundamental para um professor hoje em dia, também pela competitividade do mercado de trabalho que exige certos conhecimentos para a seleção dos melhores proficionais de ensino.

Anônimo disse...

sim, pois os professores precisam conhecer as possibilidades das TICs e aprender a usá-las com confiança, e principalmente saber que ela é fundamental para a motivação
e a concretização do processo ensino/aprendizagem.

Anônimo disse...

É papel do professor a busca incessante do conhecimento para que possa estar preparado para os desafios nas diversas áreas de aprendizagem,já que é agente de mudança.Devido a revolução digital e a inserção da informática na educação,é necessário o desenvolvimento e conhecimento de tecnologias com a utilidade de promover a inserção dos alunos e professores para que possam atuar de maneira ativa,responsável e reflexiva no mundo globalizado.

Anônimo disse...

Sim, pois para utilizar as TICs na educação, devemos ter uma boa formação dos professores, além de equipamentos para uso, o que passa a ser um desafio, não somente para os professores, mas para as instituições e para o governo.

Anônimo disse...

Sim, pois as TICs auxiliam no processo de ensino-aprendizagem e na transmissão de informações.

Anônimo disse...

Sim, pois as TICs trazem para o processo educativo o acesso a informação, ao meio de comunicação a distância.

Anônimo disse...

com certeza,para um domínio e apreensão de como utilizar as TICs de maneira adequada no processo educacional,possibilitando ao docente conhecimentos e informações interativas.

Anônimo disse...

Sim,pois o professor tem a possibilidade de enriquecer seu trabalho através de um novo metodo pedagogico, no sentido de dinamizar as aulas, visando a interaprendizazem.

Unknown disse...

Sim, as TICs servem de meio para inovar o método de ensino dos professores, que muitas vezes se prendem ao método tradicional de ensino, e também servem de estimulo para que a aula seja cada vez mais interessante.

Anônimo disse...

Sim,pois com o avanço tecnológico é necessario que o professor tenha capacidade para manusear novos instrumentos que fazem parte da construção de um novo modelo de ensino-aprendizagem, no qual o professor é mediador do conhecimento, caso ele não acompanhe essa evolução, a sua didática ficará ultrapassadaj

Unknown disse...

É importante os professores saberem utilizar as TICs, pois é uma realidade processual no Brasil,em que os professores precisam estar preparados para usar, utilizando as TICs como instrumento educativo inserido no processo pedagógico e objetivando o enriquecimento do ensino aprendizagem.

Lene disse...

Para que os professores sejam mediadores e incentivadores da utilização das TICs na educação é necessário que eles obtenham informações e conhecimento sobre as mesmas, de forma que possibilite a realização de atividades e alcancem objetivos educaionais.

Anônimo disse...

Sim, a contribuição que as TICs podem promover na educação só se faz verdadeiro se o professor souber direcioná-las a um fim educacional. Para isso, o professor deve obter tanto o conhecimento do assunto a ser abordado, quanto do instrumento metodológico utilizado para a eficácia do processo de ensino-aprendizagem. E falando-se de uma sociedade que vive a era da informática e consequentemente de alunos inseridos nessa realidade, é fundamental que o professor esteja bem preparado para acompanhar a evolução das TICs, procurando sempre aumentar seus conhecimentos sobre esse assunto, para que possibilite, ao aluno pertencente a essa era, um ensino dinâmico e significativo.

Anônimo disse...

Sim, a Tecnologia de Informação e Comunicação contribuem bastante para o processo de ensino-aprendizagem, e, para melhorar cada vez mais sua eficiência, os professores precisam utilizar essas tecnologias como recursos pedagógicos, com o intuito de deixar suas aulas mais dinâmicas, assim como pensam os especialista, os professores deveriam exercer uma “vigília cultural”, para compreenderem a escola do amanhã.

Anônimo disse...

Na sociedade que vivemos hoje ,faz-se necessário ter o conhecimento das novas tecnologias, assim também como sua utilização.Com destaque ,hoje, para os computadores que possibilitam o uso da internet e suas inúmeras ferramentas interativas, que juntamente com outros recursos enriquece o processo da aprendizagem significativa.

Anônimo disse...

Certamente que sim,devido ao fato deste ser uma ferramenta que possibilita o ensino virtual.Mas,para tanto se faz necessário o conhecimento sobre o mesmo.Ao fato que há o progresso pedagógico,é imprescindível a utilização de ferramentas que possam colaborar e melhorar o ensino e aprendizagem.

Anônimo disse...

Sim, pois informação e comunicação no esopaço escolar são fundamentais. A relação professor-aluno não pode está desvinculada do processo de informática.
Recursos tecnológicos são importantes, por isso o professor deve sim saber utilizar as TICs.

Anônimo disse...

Sem dúvida alguma!precisam acompanhar as novas tecnologias e fazer delas um aliado para a educação,mostrando para o aluno importância dessa ferramenta no processo educacional.

Anônimo disse...

sim, pois as tecnologias da informação e comunicação são usados para compartilhar, distribuir e reunir informações, bem como para comunicar-se umas com as outras, individualmente ou em grupo,mediante o uso de computadores e redes de computadores interconectados. portanto os professores precisam saber utilizar esse meio de comunicação para haver o processo de ensino_aprendizagem.

Anônimo disse...

Com certeza,nesse novo modelo de educação que tem se descortinado aos olhos da sociedade é cada vez mais necessário que os profissionais da educação aprimorem-se em todas as Tecnologias da Informática e Comunicação quanto eles puderem,pois só assim poderão mediar o repasse de conhecimentos para os alunos de uma maneira mais estimuladora e eficaz,da mesma forma poderão saber das dificuldades que seus alunos podem encontrar ao percorrem esse longo trajeto rumo ao conhecimento.

Anônimo disse...

Sim.Eles são importantíssimos para a educação por meio das TICs, pois, têm o papel de auxiliar o uso adequado destas tecnologias, levando ao aprendizado e ao conseqüênte desenvolvimento de seus alunos.

Anônimo disse...

Sim, para que futuramente possamos auxiliar nossos alunos no processo de ensino aprendizagem sabendo como utilizar todos os programas de informação inclusive a internet e os jogos educativos para assim aprenderem a pesquisar e brincar com o computador.

Anônimo disse...

É essencial para a educação na era digital que os professores saibam utilizar as TICs - Tecnologias de Informação e Comunicação, pois servem como ferramentas para a evolução no processo de ensino - aprendizagem.

Anônimo disse...

Sim, saber utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação, é essencial a todo professor sério, competente e comprometido com o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e com a formação de seus alunos para a totalidade de sentido. E para isso, dispõe de grandes avanços tecnológicos que os possibilitam um maior senso crítico para aqueles que o detém em suas mãos, desde que saibam tirar um bom proveito destes TICs, que nos ajudam a poupar tempo, aproximar as distâncias, custos em nossas transações comerciais, pessoais e formação profissional.

Anônimo disse...

Sim, os professores tem por obrigação estarem se reciclando e se adaptando as novas tecnologias, aja vista que os processos de educação estão caminhando para esse rumo. Então, mais do que nunca, os mestres devem conhecer e saber utilizar as TICs, com o intuito de proporcionar aos alunos, uma qualidade no ensino. pelas inumeras vertentes educacionais de possibilidades que as tecnologinas podem levar.

Anônimo disse...

Com certeza,hoje na era digital em que vivemos o profissional deve se capacitar para acompanhar o ritmo acelerado de informações e fazer uso das mesmas no processo de ensino- aprendizagem

Anônimo disse...

Com as novas tecnologias, passa-se a exigir do professor novos posicionamentos que possibilitem aos mesmos refletir sobre a influência metodológica adequada para realizarem um ensino de qualidade, ainda que as próprias concepções do que é ensino e do que é aprendizagem tenham se transformado.
Este novo professor que circula livremente no meio 'digital' encontra ali um espaço educacional radicalmente diferente. Compreende que a sua ação docente, neste novo ambiente, não requer apenas uma mudança metodológica, mas uma mudança do que é ensinar e aprender (BARRETO & PRETTO, 2001, p. 78).

Nesse sentido, o professor conectado ao meio "digital", o qual é um espaço completamente novo, precisa rever que sua ação docente neste novo ambiente já não requer apenas uma mudança metodológica e, sim, sua percepção do que é ensinar e aprender.

Unknown disse...

Sim,como ferramenta didática que pode contribuir para auxiliar professores na sua tarefa de transmitir o conhecimento.